top of page

A degeneração da criatividade

Desde muito jovens, presenciamos um sutil e inconsciente processo de inibição da nossa criatividade. Somos estimulados a seguir padrões, fazer as coisas de acordo com o que já foi feito, utilizar os mesmos métodos, nos guiar por tradições e etc. Podemos perceber isso observando o que, normalmente, as pessoas costumam dizer quando vão apresentar uma ideia: "tive uma ideia, mas não sei se a ideia é boa", "desculpa, mas acho que isso pode ser feito de outro modo". Perceberam como o receio e medo estão presentes na hora expor algo novo? Isso acontece porque a criatividade não é estimulada. Somos incentivados a termos medo do novo e do desconhecido, ou seja, do que não sabemos se dará certo ou não.


Em 1968, os pesquisadores George Land e Beth Jarman realizaram uma reveladora pesquisa sobre criatividade com um grupo de 1.600 jovens nos EUA. O estudo se baseou nos testes usados pela NASA para seleção de cientistas e engenheiros inovadores. No primeiro teste as crianças tinham entre 3 e 5 anos e 98% apresentaram alta criatividade; o mesmo grupo foi testado aos 10 anos e este percentual caiu para 30%; aos 15 anos, somente 12% mantiveram um alto índice de criatividade. Teste similar foi aplicado a mais de 200.000 adultos e somente 2% se mostraram altamente criativos.



No livro Breakpoint and Beyond: Mastering the Future Today (1992), George Land e sua colega Beth Jarman concluíram que aprendemos a ser não-criativos. O declínio da criatividade não é devido à idade, mas aos bloqueios mentais criados ao longo de nossa vida. A família, a escola e as empresas têm tido sucesso em inibir o pensamento criativo.

Muita gente pensa que criatividade pode ser definida como a capacidade de criar algo totalmente inédito, que vem de uma ideia que surgiu do nada. Mas não é bem assim. É algo mais abrangente. As pessoas criativas observam coisas existentes e criam algo novo com base nas informações que possuem. A criatividade pode ser definida de diversas formas: Capacidade de: produzir coisas novas e valiosas, desestruturar a realidade e reestruturá-la de outras maneiras, unir duas coisas que nunca haviam estado unidas e tirar daí uma terceira coisa.

Pessoas criativas têm níveis de consciência e atenção maior do que as demais. Isto dá a elas uma sensibilidade elevada, além de estarem sempre dispostas a enxergar novas possibilidades e buscar novas relações entre as coisas. Dessa forma, as pessoas criativas:
Têm um comportamento investigativo e colocam questões, buscando detalhamento nas respostas.
Geram de muitas idéias, avaliando soluções alternativas.
Buscam soluções inovadoras e até então não imaginadas.
São ousados na busca de soluções.
Têm facilidade abstrair e conceituar novas idéias.

Como já foi dito, usualmente, a nossa criatividade é bloqueada a medida que crescemos. Somos ensinados a não arriscar, assim apenas percorrendo caminhos já percorridos. Por isso, muitas vezes descartamos nossas idéias, julgando-as inviáveis. A boa notícia é que é possível estimular o nosso lado criativo, seguindo as seguintes dicas:


NOTE E ANOTE TUDO. Crie o hábito de anotar tudo que você vê, lê ou venha a lembrar. Tenha sempre à mão – lápis, caneta e papel –, jamais, confie na memória. "Você está sempre livre para mudar de idéias e escolher um futuro ou um passado diferente" (Richard Bach).

AVALIE AS ANOTAÇÕES. Defina um dia da semana e faça uma avaliação em suas anotações. Separe as melhores idéias ou coloque-as em ordem de importância. "A vida não é ter na mão boas cartas, mas sim saber jogar com as cartas que ela nos dá" (Josh Billinge).

VEJA E OUÇA ATENTAMENTE. Aprenda a enxergar nos olhos das pessoas o que elas gostariam de dizer e ao ouvir perceba as coisas que não foram ditas. "Você é aquilo que você faz continuamente. Excelência não é uma eventualidade – é um hábito" (Aristóteles).

ATIVE A SUA CURIOSIDADE. Veja tudo como se fosse a primeira vez, observe os lugares e as coisas. Fale com o maior número de pessoas, independente da sua classificação social, raça ou religião. "Poucos rios surgem de grandes nascentes, mas muitos crescem recolhendo filetes de água" (Ovídio).


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page