top of page
  • ClickRH

5 tendências em gestão de pessoas para 2023

2023 já está batendo na porta e trazendo com eles tendências importantes.



Nós, consultoras da ClickRH, estamos no mercado desde o início de 2000, o que nos dá certa autoridade nas questões relacionadas às rotinas de RH.

Claro que o trabalho home office e como engajar as pessoas nesse formato continuam em pauta. Destacamos, porém, 5 tendências para pensarmos juntos:

  1. Recrutamento e seleção baseados no uso de Inteligência Artificial

Tendência forte das empresas em cada vez mais utilizar-se de softwares de R&S. Sem dúvidas, uma ferramenta super importante e que facilita a vida de profissionais de RH e de candidatos.

Nosso coração nos diz: use com moderação. Mais importante que o uso de Inteligência Artificial nas relações humanas é o olhar verdadeiro, a escuta atenta e o coração sincero.


2. Experiência do candidato.


Importantíssimo tratar o candidato de acordo com o clima da organização durante todo processo seletivo. Assim ele já vai se vinculando, se identificando, se sentindo parte e quando chegar, já chega jogando.

Dica: não abra mão de uma etapa presencial para que ele conheça a empresa fisicamente.


3. RH Mobile


É o RH na palma da mão, né, minha gente? Informações rápidas, importantes, envio de comunicados para estar sempre próximo ao colaborador. Também para receber sugestões, esclarecer dúvidas, enfim, deve ser uma canal de troca. Olha aqui a tecnologia presente.


4. Empatia com as questões de diversidade


Tendência fundamental para o mundo ! Incluir para obter melhores resultados. Sim, MELHORES. Para uma empresa melhor, com pessoas diversas!

Desafio máximo para o RH, que coloca na fogueira o clima, cultura, hábitos de liderança.

Agarre esse desafio: escolha uma causa que faça sentido para sua empresa, tenha objetivos claros e conquiste seus resultados.

5. Análise de dados

Grande desafio da área de RH: lidar com indicadores, números e análises. Aqui é uma área que softwares, aplicativos, enfim, ferramentas específicas devem (DEVEM, como todas as letras em maiúsculas) ser usadas.


Vale lembrar que SEMPRE será “tendência” formação de líderes e investimento na formação das nossas equipes. A pandemia deu um salto incrível nos processos de educação à distância com gameficação e outras ferramentas que devem estar presentes no planejamento de RH.


Lembre-se: nossa área é de relacionamento com as pessoas. Tecnologia é parte importante, mas é no contato com as pessoas que o mundo se transforma. Use para agilizar processos, controlar informações para que vc tenha tempo para se dedicar ao que verdadeiramente importa: PESSOAS.

48 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page