top of page

O número é 7,8%

Atualizado: 2 de abr.


Essa é a taxa de desemprego ou de desocupação no Brasil, de acordo com o IBGE.

A boa notícia: nosso país está crescendo.


A notícia que requer atenção: está ficando cada vez mais difícil contratar. 

Não tenho a intenção de discutir as questões sociais ou políticas do assunto, mas de refletir como as empresas vão lidar com isso.


Muitos negócios, se não todos ou a maioria, estão com diversas vagas em aberto. Logo, aquele seu bom profissional, que se destaca no dia a dia e que pode não estar sendo reconhecido como gostaria, fica mais exposto a receber uma proposta de trabalho e pedir demissão.


E aí, como fazer para contratar outro?


O primeiro exercício é olhar para dentro de casa e avaliar se tem alguém no time que pode ser promovido ou desenvolvido para ocupar essa função.


Custa bem menos desenvolver alguém que já faz parte da empresa do que trazer alguém de fora, na maioria das vezes.


Caso isso não seja possível, avalie sua proposta e compare com o mercado. Se você busca um profissional júnior, com salário de júnior, lembra que provavelmente esses profissionais estão empregados — lembre-se do número 7,8%.


Nesse caso, considere a possibilidade de trazer alguém com menos experiência que virá trabalhar na sua empresa motivado por um salário maior e perspectivas de crescimento.


Na prática, seu negócio precisa ter SIM uma proposta atraente, com salário e benefícios que façam sentido para o profissional que você está buscando e que trabalhe para alcançar os resultados esperados.


Ambiente de trabalho, cultura, liderança bacana são MEGA importantes, mas ninguém vai sair de um emprego para ganhar a mesma coisa ou até menos em outro lugar, concordam ?


Por isso, é essencial ser competitivo de verdade na oferta, tornando sua empresa mais atraente e capaz de absorver os profissionais certos. 


Inclusive, vale a pena ter ajuda especializada, como ao buscar uma consultoria de RH. Na ClickRH, por exemplo, ajudamos empresas de todos os portes e setores a cuidar melhor das pessoas, incluindo a etapa de recrutamento e desenvolvimento.


Com boas estratégias, é possível superar as dificuldades de contratação e construir times cada vez mais preparados para os novos desafios do mercado.

Como tem sido o processo de contratação na sua empresa?


Me conte nos comentários!


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page